You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Carregando...

Palestrantes


CONFERENCISTAS


PROFA. DRA. DÉBORA NOAL

(Brasília - UnB)

"PROMOÇÃO DA SAÚDE EM TEMPOS DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA: DESAFIOS DIANTE DAS DESIGUALDADES"
Psicóloga, Coordenadora do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e emergências em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pós-Doutora em Saúde Pública (FIOCRUZ-RJ), Doutora e Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB), com Doutorado Sanduíche na Division of Social and Transcultural Psychiatry (McGill University, Canadá), Especialista na modalidade residência em saúde coletiva (Universidade Federal de Sergipe). Desde 2008 desenvolve trabalhos relativos ao cuidado em saúde à populações e trabalhadores que vivenciam desastres naturais (terremotos, furacões, deslizamentos de terra, inundações etc.) e humanos (guerras, conflitos armados, conflitos étnicos, desnutrição severa, migrações e deslocamentos forçados). Trabalhou em projetos nacionais e internacionais, atuando no desenvolvimento e coordenação de estratégias de saúde mental coletiva, atendimentos clínicos individuais e grupais voltado para sobreviventes de desastres e populações vivendo em contextos de extrema vulnerabilidade nos continentes Americano, Africano e Asiático em países como: Haiti, Republica Dominicana, Brasil, Guiné, Republica Democrática do Congo, Sudão do Sul, Líbia, Tunísia e Quirguistão. Membro da "Equipo Regional de Respuesta en Salud" da Organização Panamericana da Saúde (2015/Atual). Membro efetivo da Comissão Nacional de Psicologia nas Emergências e Desastres do Conselho Federal de Psicologia (2014/2017). Nos anos de 2013 e 2014 foi consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no projeto: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4750947354812360



PROFA. DRA. BEATRIZ SCHMIDT

(Rio Grande do Sul - UFCSPA)

"A PSICOLOGIA NO CONTEXTO DAS CRISES AMBIENTAIS: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL E AÇÕES DE RESILIÊNCIA"
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche no Human Development and Family Science Program, na Ohio State University (OSU). Pós-Doutorado em Psicologia pela OSU e pela UFRGS. Realiza estudos sobre desenvolvimento humano e relações familiares em contextos de saúde, com ênfase a eventos estressores predizíveis (desenvolvimentais) e impredizíveis (inesperados) no ciclo vital. Pesquisadora colaboradora da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), bem como do Núcleo de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Emergências em Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Lattes (CNPq): http://lattes.cnpq.br/4017757404017421 



PALESTRANTES


PROFA. MA. GRAÇA MARIA RAMOS OLIVEIRA

(São Paulo - IPq-HCFMUSP)

"PSICOLOGIA E EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA: INOVAÇÕES E DESAFIOS EM INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS"
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1992), com especialização em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e especialização em Psicoterapia Psicodinâmica (Sedes Sapientiae), especialização em Neuropsicologia (IPq). Atualmente é supervisora do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Atuando nos seguintes temas: quadros psicóticos com ênfase em Esquizofrenia, Neuropsicologia, Psicologia Institucional e intervenções em situações de crises e emergências, proporcionando suporte psicológico em contextos críticos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2741594727324692



PROF. DR. MÁRCIO MARIATH BELLOC

(Pará - UFPA)

"BEM VIVER E SAÚDE COLETIVA ENTRE OS POVOS ORIGINÁRIOS: DESAFIOS NO CONTEXTO DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE"
Psicólogo, psicanalista e artista, Doutor em Antropologia (Universitat Rovira i Virgili), validado nacionalmente como Doutor em Saúde Coletiva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Mestre em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Experiência em gestão, atenção e participação popular em saúde no âmbito do SUS. Professor e investigador em psicanálise, saúde coletiva, antropologia e arte. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Psicologia. Professor permanentedo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Professor convidado do Mestrado em Saúde Mental da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Professor e pesquisador convidado do Medical Anthropology Research Center (MARC) da Universitat Rovira i Virgili, Espanha. Pesquisador colaborador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) da Fundação Oswaldo Cruz Manaus. Membro do Coletivo Aparelho: Arte e Cidadania. Membro do Coletivo Rádio Estamira.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1570092596184654

Apoio
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA SAÚDE
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA SAÚDE
Detalhes do evento

UNIP Indianópolis, São Paulo – SP

Siga-nos

Fique por dentro que todas as informações,
sobre o congresso.